Subscribe:

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Realismo

Início
O Realismo tem seu início na França em 1857, quando Gustave Flaubert publica sua obra Madame Bovary, em que sua principal personagem busca um amor romântico, perfeito e impossível, mas a dura realidade, sem emoções, não permite realizar suas pretensões, e ela acaba por se suicidar.

Contexto Histórico- Cultural
  • Consolidação do poder burguês
  • Crescente industrialização
  • Nova filosofia de vida: cética e materialista
  • Progresso da ciência x crenças religiosas
  • Surgimento da população urbana, da desigualdade econômica e o aparecimento do proletariado
  • Motivados tanto pelas idéias do socialismo os operários procuram organizar-se politicamente. Fundam então associações trabalhistas e passam a agir melhores condições de trabalho e de vida.
  • Surgem os primeiros tumultos sociais.
  • No âmbito cultural, ocorre uma verdadeira efervescência de idéias. Surgem várias correntes científicas e filosóficas. São elas:
  1. Positivismode Augusto Comte. para o qual o único conhecimento válido é o conhecimento positivo, ou seja, provindo das ciências;
  2. Determinismode Hippolyte Taine, que defende que o comportamento humano é determinado por três fatores: o meio, a raça e o momento histórico;
  3. Socialismo-  Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado 
  4. Darwinismo- a lei da seleção naturalde Charles Darwin, segundo a qual a natureza ou o meio selecionam entre os seres vivos as variações que estão destinadas a sobreviver e a perpetuar-se, sendo eliminados os mais fracos.

O Realismo se desenvolveu baseado na observação da realidade, na razão e na ciência.

Os escritores, diante desse quadro de mudança de ideias e da sociedade, sentem a necessidade de criar uma literatura sintonizada com a nova realidade, capaz de abordá-la de modo mais objetivo e realista do que até então vinha fazendo o Romantismo.
As descobertas científicas, as idéias de reformas políticas e de revolução social exigiam dos escritores, por um lado, uma literatura de ação, comprometida com a crítica e a reforma da sociedade, e de outro, uma abordagem mais profunda e completa do ser humano, visto agora à luz dos conhecimentos das correntes científico-filosóficas da época.
Aparece então o Realismo, que procura, na literatura, atender às necessidades impostas pelo novo contexto histórico-cultural. Suas atitudes mais freqüentes são o combate a toda forma romântica e idealizada de ver a realidade; a crítica à sociedade burguesa e à falsidade de seus valores e instituições (Estado, Igreja, casamento, família); o embasamento no materialismo, o emprego de idéias científicas; a introspeção psicológica das personagens; as descrições objetivas e minuciosas; a lentidão na narrativa; a universalização de conceitos.
Características
  • Veracidade: Demonstra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos
  • Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
  • Retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana.
  • Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa.
  • Amor: a mulher objeto de prazer/adultério.
  • Denúncia das injustiças sociais: mostra para todos a realidade dos fatos.
  • Determinismo e relação entre causa e efeito: o realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificasse suas ações. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e à hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos indivíduos.
  • Linguagem próxima à realidade: simples, natural, clara e equilibrada.




Limites entre Realismo e Naturalismo:
É muito comum o emprego dos termos Realismo e Naturalismo associados. Algumas vezes, são termos sinônimos; outras vezes, aparecem como duas estéticas literárias muito próximas uma da outra. No entanto, existe uma fronteira entre uma coisa e outra: é possível perceber algumas diferenças entre a prosa realista e a naturalista, apesar do grande número de pontos em comum. Alguns preferem ver o Naturalismo como uma espécie de prolongamento mais forte do Realismo. Sob esse ponto de vista, o Naturalismo seria um Realismo exacerbado. Seria uma forma mais aprofundada de encarar o homem. Os naturalistas sempre estariam vendo o lado patológico do homem, o seu envolvimento com um destino que ele não consegue modificar; as situações de desequilíbrio muito fortes; o homem que se comporta como um animal, obedecendo a instintos; o homem condicionado ao meio em que vive, subjugado pelo fator da hereditariedade física e patológica, que determina o comportamento dos personagens.

domingo, 19 de agosto de 2012

Romantismo- Resumo



Romantismo
No Brasil, o romantismo teve início com a publicação de "Suspiros poéticos e saudades", de Gonçalves de Magalhães, em 1836.
O Romantismo, estilo literário do século XIX, é a manifestação artística feita para um público consumidor novo: A burguesia.
Características gerais:
  • Supervalorização do amor
  • Idealização da figura feminina
  • Predomínio da imaginação, do sonho, do isolamento
  • Criação do mito do herói belo, honesto, corajoso
  • Ênfase no sentimento, na emoção, na sensualidade
  • Medievalismo, nacionalismo

1ª Geração: Início do Romantismo no Brasil (Nacionalismo/ Sentimentalismo)
Características:                  
  • O Romantismo europeu foi adaptado à escola brasileira
  • Nacionalismo com ênfase na cor local
  • Indianismo: O índio é idealizado para que possa representar valores brasileiros
  • OBS.: O amor na 1ª geração romântica é ingênuo, íntimo, idealizado.
2ª Geração: Escapismo/ Mal-do-século
Os artistas levam às últimas consequências a descrença na solução dos problemas existenciais. A única solução para resolverem suas angústias é por meio da evasão da realidade.
Características:
  • Mal-do-século
  • Pessimismo
  • Evasão da morte
  • Amor é sinônimo de idealização e erotismo
  • Satanismo (incredulidade)

3ª Geração: Engajamento/ Condoreirismo
O declínio da monarquia, a luta pela abolição da escravidão, a campanha pela instauração da república. Isso é o que fez o poeta romântico sair da individualidade e se integrar ao universo social.
Características:
O amor, na 3ª geração, é carregado de sensualidade.
  • Engajamento social: luta por uma causa
  • Poesia de temática social
  • Condoreirismo (exagero)
  • Erotismo
Principais autores:
José de Alencar 
imagesCAIZN1JZ 

JOSÉ Martiniano DE ALENCAR (1829-1877)
É o mais importante prosador do Romantismo brasileiro.
Romances Urbanos: Cinco Minutos (1856), A Viuvinha (1860); Lucíola (1862); Diva (1864); A Pata da Gazela (1870); Sonhos d'Ouro (1872); Senhora (1875); Encarnação (1893).
Romances Históricos: As Minas de Prata (1871); A Guerra dos Mascates(1873); Alfarrábios.
Romances Regionalistas: O Gaucho (1870); O Tronco do Ipê (1871); O Til (1872); Sertanejo (1873).
Romances Rurais: O Tronco do Ipê (1871)Til (1872).
Romances Indianistas: O Guarani (1857); Iracema (1875); Ubirajara (1874).
Poesia: Os Filhos de Tupã (1910).
Teatro: A Noite de São João; O Crédito; Demônio Familiar (1858); Mãe (1859); Verso e Reverso; As Asas de Um Anjo; O Jesuíta (1907).
Joaquim Manuel de Macedo
jmmacedo 

JOAQUIM MANUEL DE MACEDO (1820-1882)
O autor mais lido do Brasil no final da década de 40. Seus romances (urbanos) têm todas as características dos romances iniciais: descrição de costumes da sociedade carioca, suas festas e tradições (jovens idealizados, moçoilas casadoiras ingênuas e puras); linguagem simples; tramas fáceis; pequenas intrigas de amor e mistério; um final feliz com a vitória do amor.
Romances: A Moreninha (1884); O Moço Loiro (1845); Os Dois Amores (1848); Rosa; Vicentina; A Carteira do Meu Tio; A luneta Mágica (1869), As Vítimas Algozes; Nina; A Namoradeira; Um Noivo e Duas Noivas.
Teatro: O Cego (1849); O Fantasma Branco (1856); O Primo da Califórnia (1858).
Bernardo Guimarães
BERNAR~1 

BERNARDO Joaquim da Silva GUIMARÃES (1825-1884)
RomancesO Ermitão de Muquém (1865); O Garimpeiro; Lendas e Romances; O Seminarista (1872); O Índio Afonso; A Escrava Isaura (1875); O Pão de Ouro; Rosaura, a Enjeitada.
PoesiaCantos da Solidão.
Bernardo é considerado o criador do romance sertanejo e regional.
Manuel Antônio de Almeida
200full-manuel-antonio-de-almeida 

MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA (1831-1861)
Romance de Costume: Memórias de um Sargento de Milícias. Esse romance foi publicado, inicialmente, no suplemento "Pacotilha" do jornalCorreio Mercantil sem o nome do autor, sob a forma de folhetim.
Visconde de Taunay
taunay_interna 

Alfredo D'escragnolle (VISCONDE) DE TAUNAY (1843-1899)
Romances: A Retirada da Laguna (1871, )romance escrito em francês;Inocência (1872); Lágrimas do Coração; Histórias Brasileiras(1874)..
Castro Alves  (1847/1871)
Castro Alves - Poeta dos Escravos

Obras: Espumas Flutuantes, 1870 ; A Cachoeira de Paulo Afonso, 1876 ; Os
Escravos, 1883 ; Hinos do Equador, em  edição de suas Obras Completas
(1921); Navio Negreiro(1869) ;  Tragédia no mar . Para o Teatro escreve
Gonzaga ou a Revolução de Minas, 1875.

Pré- Modernismo e Vanguardas- Resumo


Pré- Modernismo

Momento Histórico

- O Brasil era governado por presidentes que representavam a classe dominante dos estados de Minas Gerais e São Paulo.Foi chamado de REPÚBLICA CAFÉ – COM – LEITE
- Chegada de imigrantes
- Ciclo da borracha da Amazônia
- Urbanização e industrialização de São Paulo e Rio d Janeiro
- Greves em São Paulo
- Cangaço no Nordeste e Guerra de Canudos


 * O Pré-Modernismo na literatura refletiu esse momento de agitação da nossa história. Não pode ser considerado uma escola literária; foi um período de transição da Literatura Brasileira, em que várias tendências artísticas aconteceram ao mesmo tempo.
* O pré- modernismo surgiu da insatisfação dos jovens escritores com a literatura da época, quando os escritores estavam mais preocupados em retratar o mundinho cor-de-rosa das elites, com suas festas, saraus e tudo aquilo que era “podre de chique” (expressão usada na época).
Marco Inicial

“Os sertões”, de Euclides da Cunha, em 1902.

Características

* Ruptura com o passado
* Denúncia da realidade brasileira
* Regionalismo

Principais autores

- Euclides da Cunha: (1886- 1909)

Escreveu “OS sertões”, obra que marcou o início do Pré- Modernismo.

Os sertões:  Euclides da Cunha, ao escrever o livro, tinha, inicialmente a intenção de registrar a Guerra de Canudos para o Jornal “O Estado de S.Paulo”, para onde trabalhava. Foi dividido em três partes, a saber:

- A terra: apresenta uma descrição detalhada da região
- O homem: caracteriza o sertanejo que vivia aquele momento
- A luta: Apresenta um relato do conflito entre as forças militares e os homens guiados pelo beato Antonio Conselheiro

- Lima Barreto: (1881- 1922)

Escreveu “Triste fim de Policarpo Quaresma”

- Monteiro Lobato (1882- 1948)

-Faz uma denúncia dos problemas da realidade
-Retrata o regionalismo
- Desenvolveu a literatura infantil

Escreveu:
- Urupês, Cidades Mortas, Idéias de Jeca Tatu, E o Sítio do Pica-pau Amarelo

-Augusto dos Anjos (1884- 1914)

Publicou um único livro “EU”
Sua poesia apresenta importantes traços simbolistas

Vanguardas Européias

            No período compreendido entre a Primeira e a Segunda Grande Guerra surgiram, na Europa, uma série de movimentos artísticos intitulados de Vanguardas Européias. Também conhecidas como “Os 5 ismos”, elas tinham em comum o questionamento da herança cultural legada pelo século XIX. São elas:
-Cubismo: Teve como principal representante Pablo Picasso. Tinha como proposta mostrar os objetos “cubificados”, de forma que pudessem ser vistos sob todas as perspectivas e ângulos.
- Futurismo: Teve como idealizador Filippo Tommaso  Marinetti. Tinha como proposta a destruição total do passado,o fascínio pela guerra, a demolição de  museus e bibliotecas. A exaltação à modernidade, à velocidade, aos carros e aviões.
- Expressionismo: Retrata o lado obscuro da humanidade, retratando nas faces a angústia e o medo. É a manifestação do interior dos er humano. Teve como gradne representante Van Gohg e Edvard Munch
-Dadaísmo: Fundado por Tristan Tzara, o nome Dadaísmo não significa nada. Tem como proposta abolir a lógica, o racional, propondo a espontaneidade, o caos.
- Surrealismo: Tinha como proposta alcançar o inconsciente ( e o sub) do homem, valorizando a loucura, o sonho, a imaginação. Teve como grandes nomes Salvador Dali e René Magritte.