Subscribe:

terça-feira, 22 de março de 2011

Exercícios com tiras- Linguagens


a) Qual o tipo de linguagem desta tira?
b) A escolha de apenas um tipo de linguagem influenciou a leitura da tira (pensar em velocidade, compreensão, etc)? Comentem.
c) Mobilizando o conhecimento de mundo de vocês, a abóbora, da maneira como se apresenta na tira, relaciona-se a qual acontecimento sócio-histórico? Expliquem o que lhes possibilitou chegar a essa conclusão.
d) Vocês conseguem perceber “movimento” na tira? Para isso, reparem na sucessão dos quadrinhos.
e) Infiram por que Garfield, no último quadrinho, aparece sorrindo.



a) No primeiro quadrinho, o homem afirma que irá morrer no deserto. Discutam: por que é possível morrermos em um deserto?
b) Podemos afirmar que o homem é cristão? Mesmo que minimamente, ele tem fé em algum segmento religioso?
c) Como vocês podem confirmar a resposta anterior, ou seja, o que os levou a essa conclusão?
d) Conforme conhecimento de mundo, por que o autor utilizou o urubu no segundo quadrinho ao invés, por exemplo, de uma cobra?
e) Expliquem o humor da tira.
f) Na opinião de vocês, qual tipo de linguagem (verbal ou não verbal) teve maior relevância à tira? Para isso pensem: será que a tirinha poderia ser apenas oralizada sem nenhum problema de entendimento? Expliquem.

a) Nesta t ira, há intertexto? Se sim , identifique-o.
b) Dois contextos sócio-históricos distintos são confrontados na tira. Identifique-os e comentem o porquê da escolha do autor para a produção dessa tira.
c) Por que o número 7: “7 mensagens de bom dia, 7 de boa tarde, 7 de boa noite”?





a) O que chama a atenção de Mafalda no primeiro quadro?

b) Conforme vestimentas do homem, vocês podem inferir a profissão dele?

c) O que acontece no segundo quadro?

d) No terceiro quadro é possível confirmar ou refutar a hipótese acerca da profissão do homem? O que lhes possibilitou isso?

e) Por meio da expressão fisionômica de Mafalda, verifica-se que ela ficou triste depois de seguir o homem e ver o que ele fez. Expliquem o motivo da tristeza.

f) É possível verificar uma crítica na tira? Se sim a quem ela é dirigida? Comentem.

g) A tira provoca humor? Comentem sua sensação ao lerem o texto.

h) A linguagem verbal esteve presente em todos os quadrinhos. Entretanto, em um, especialmente, ela teve maior relevância para o sentido. Em qual quadro foi? Expliquem o porquê.

i) Nesse sentido, o que podemos falar sobre as linguagens verbal e não verbal na composição da tirinha?




18 comentários:

jade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jade disse...

Na proxima vez passe pouca tarefa :D

Equipe #BlogFodão disse...

Tia, a senhora gosta de papagaio né? kk s2

Aline Michelle disse...

Gosto de dar zero nas provas... uashuahsuhaushuhaushuahushuhau

Equipe #BlogFodão disse...

acessem nosso blog: www.cna-lala.blogspot.com

lincoln disse...

tia cantora kkkk (:

lucas disse...

num acesso ñ!tenho mais o q fazer ! by : ranielly

lucas disse...

tia a senhora me seduuz com essa sua voz ! *-*
adoro . kkkkk u.u

jade disse...

vão fazer a tarefa bando de desoculpados :S

Aline Michelle disse...

aushauhsuahuahs No coments!

jully disse...

tiiiiiiiiiiiiiiiia! \õ/ seu relógio é muito maneiro! Por: Stefani (jully) & Bia & Larissa.

Aline Michelle disse...

uhsuahsuhasu finalmente eu lembrei heim!?

davi disse...

july -'-

davi disse...

fii da nelma

leticia disse...

tiiiaaa , passa só resposta tia, nãn nãn nãn .
By/; Leticia & Clara .
teamo tia da voz seduzentee .

Débora Ximenes #FS disse...

chega de tarefa com perguntas e respostas o/ by : déborax (:

Aline Michelle disse...

Tia da voz seduzente é ótimo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Victorya Oliveira disse...

tá bom de perguntas e resposta ,só resposta é melhor tia nãn ;]

Postar um comentário