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quinta-feira, 30 de junho de 2011

TERMOS DA ORAÇÃO (essenciais, integrantes e acessórios)


SÃO CONSIDERADOS TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO, O SUJEITO E O PREDICADO.
Sujeito: é o termo da oração sobre o qual se faz uma declaração, que pratica ou recebe a ação verbal; deve concordar o com o verbo.


Predicado: é o que se afirma sobre o sujeito.

Exemplo:
A pequena criança
me contou a novidade com alegria no olhar.
Sujeito
Predicado

Para ajudar a localizar o sujeito há três critérios:

• Concordância: o verbo está sempre na mesma pessoa e número que o seu sujeito;
• Posição: normalmente, o sujeito precede o verbo e, mesmo que venha depois, pode ser transposto naturalmente para antes;
• Permutação: quando o núcleo do sujeito é um substantivo, pode ser permutado pelos pronomes ele, ela, eles, elas.


Tipos de sujeito

• Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem:

- reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere;

- indicar quem é esse elemento.

Exemplo: A carrocinha levou meu cachorro.

O sujeito determinado pode ainda ser subclassificado como:

Sujeito determinado simples: aquele que tem apenas um núcleo.

Exemplo: A mãe levantou-se aborrecida.

Sujeito determinado composto: aquele que tem mais de um núcleo.

Exemplo: Arroz e feijão não saíam de nossos pratos.

O sujeito determinado pode não ocorrer explícito na oração. Há quem costume classificá-lo como:

- sujeito determinado implícito na desinência verbal;

- sujeito elíptico;

- sujeito oculto;

Exemplo: Vou ao cinema na sessão das dez.
(sujeito = eu – implícito na desinência verbal)

• Sujeito indeterminado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem reconhecer que:

- existe um elemento ao qual o predicado se refere, mas

- não é possível identificar quem é, nem quantos são esses elementos.

Exemplo: Chegaram da festa tarde demais.

Há duas maneiras de se indeterminar o sujeito:

- pode-se colocar o verbo na terceira pessoa do plural, sem referência a nenhum antecedente;

Exemplo: Dizem péssimas coisas sobre você.
ASSALTARAM O BANCO
LIGARAM PARA VOCÊ

- justapondo-se o pronome se – índice de indeterminação do sujeito – ao verbo INTRANSITIVO, TRANSITIVO INDIRETO OU TRANSITIVO DIRETO PREPOSICIONADO na terceira pessoa do singular.

Exemplo: Precisa-se de balconista.
VAI- SE POR AQUI DIARIAMENTE
COME- SE MUITO NESTE RESTAURANTE
CONFIA-SE EM TODOS LÁ.
AMA- SE MUITO A DEUS

* Quando o verbo está na terceira pessoa do plural, fazendo referência a elementos antecedentes, o sujeito classifica-se como determinado.

Exemplo: A sua família não te respeita. Dizem péssimas coisas sobre você.

* É preciso não confundir a classificação do sujeito em frases aparentemente equivalentes como as que seguem:

Exemplos: Discutiu-se o fato.

Discordou-se do fato.

Na primeira, o sujeito é determinado; na segunda é indeterminado.

Para compreender a diferença entre um caso e outro, é preciso levar em conta que o pronome se pode funcionar como:

• Partícula apassivadora: nesse caso, sempre há na frase um sujeito determinado;

• Índice de indeterminação do sujeito: nesse caso, o sujeito é indeterminado.

Se – Partícula apassivadora

Quando o pronome se funciona como partícula apassivadora, ocorre a seguinte estrutura:

• Verbo na terceira pessoa (singular e plural)

• Pronome se;

• Um substantivo (ou palavra equivalente) não precedido de preposição;

• É possível a transformação na voz passiva com o verbo ser (voz passiva analítica).

Exemplo:
Contou
se
a história.
verbo na 3ª pessoa
pronome
substantivo sem preposição.


Transformação:
Foi contadaa história.
voz passiva analítica (com o verbo ser)




A análise da frase anterior será então a seguinte:
Contou
se
a história.
Voz passiva sintética ou pronominal
partícula apassivadora
sujeito determinado simples

Se – Índice de indeterminação do sujeito

Quando o pronome se funciona como índice de indeterminação do sujeito, ocorre esta estrutura:

• Verbo na terceira pessoa do singular;

• Pronome se;

• Não ocorre um substantivo sem preposição que possa ser colocado como sujeito do verbo na voz passiva analítica.

Exemplo:
Falou-
se
da história.
verbo na 3ª pessoa do singular
pronome
substantivo com preposição


Transformação na voz passiva analítica – não é possível. A frase terá então a seguinte análise:
?
falou
se
da história
sujeito indeterminado
verbo na voz ativa
índice de indeterminação do sujeito
objeto

SE: Função Sintática
Partícula apassivadora: acompanha verbo transitivo direto e serve para indicar que a frase está na voz passiva sintética. Para comprovar, pode-se colocar a frase na voz passiva analítica, como está feito abaixo.
- Fazem-se unhas. (voz passiva analítica: Unhas são feitas)
- Alugam-se casas e apartamentos. (casas e apartamentos são alugados)
Índice de Indeterminação do Sujeito: vem acompanhando um verbo transitivo indireto, um verbo intransitivo (sem sujeito claro), um verbo de ligação ou um transitivo direto, em casos de objeto direto preposicionado. Serve para indicar que o Sujeito da oração é indeterminado. A voz é ativa. Neste caso, caso seja feita a tentativa, não é possível pôr a oração na voz passiva analítica.
- Necessita-se de voluntários para o hospital. (VTI)
- Neste lugar se é tratado como um animal. (VL)
- Ainda se corre o risco de perder o oxigênio. (VI)
- Ama-se a Deus. (VTD)
• Sujeito inexistente: ocorre quando simplesmente não existe elemento ao qual o predicado se refere.

Exemplo: Choveu durante o dia.

O verbo que não tem sujeito chama-se impessoal e os verbos impessoais mais comuns são os seguintes:

- haver: no sentido de existir, acontecer e na indicação de tempo passado.

Exemplo: Houve poucas reclamações.

- fazer: na indicação de tempo passado e de fenômenos da natureza.

Exemplo: Faz dois anos que te perdi.

- ser: na indicação de tempo e distância.

Exemplo: É dia.

- todos os verbos que indicam fenômenos da natureza;

Exemplo: Nevou durante a madrugada.
Choveu muito durante o dia.

Predicado é o termo essencial da oração que constitui a parte da enunciação referente ao sujeito. É a parte da oração que contém os verbos referentes ao sujeito. Os predicados podem se apresentar como: predicados nominais (têm um nome como núcleo de significação), predicados verbais (têm um verbo como núcleo central de significação) e predicados verbo-nominais (composto por verbos e nomes como núcleos significativos).
Predicado Nominal
Predicado nominal é o predicado que apresenta um nome como núcleo significativo. Os predicados nominais são formados com a presença de um verbo de ligação mais um predicativo.
Exemplos:
Ele está só, Os dias permanecem os mesmos;
Ficamos
muito bem por aqui;
Isto parece uma grande mentira.
Predicado Verbal
Predicado verbal é o predicado que apresenta um verbo como núcleo significativo. Os predicados verbais são formados com a presença de verbos transitivos e intransitivos.
Exemplos:
O escritor criou seu universo fictício;
João deu asas à imaginação;
Assim que o trem parou, os passageiros desceram.
Predicado Verbo-Nominal
Predicado verbo-nominal é o predicado que apresenta um verbo e um predicativo como núcleos de significação.
Exemplos:
Magda abriu o pacote, surpresa;
E então, o rapaz perguntou ao mestre, aflito.
Predicativo do Objeto
Predicativo do objeto é um agente modificador do objeto. Esse predicativo ocorre apenas nos predicados verbo-nominais.
Exemplos: Os incidentes constantes o tornaram insensível;
Encontraram a criança fatigada e triste
DIFERENÇA ENTRE PREDICATIVO DO OBJETO E ADJUNTO ADNOMINAL

Como fazer para diferenciar um do outro na hora da prova?


(O promotor) considerou as provas e os depoimentos nulos.
Perceba que "nulos" se refere a "as provas e os depoimentos". Como esse sintagma exerce na oração a função sintática de OBJETO DIRETO, o adjetivo "nulos" exerce a função de "PREDICATIVO DO OBJETO DIRETO".


Mas o que é predicativo do objeto?

Predicativo é a função exercida por um substantivo ou adjetivo (classes gramaticais) que atribui a uma outra qualidade ou estado.

O que difere o PREDICATIVO DO OBJETO da outra função sintática – ADJUNTO ADNOMINAL – é o fato de que, como esta segunda denominação indica, o adjunto vem junto ao nome para atribuir a ele uma característica. O adjunto adnominal é um TERMO ACESSÓRIO (dispensável), enquanto que o PREDICATIVO é um termo INTEGRANTE da oração.

Perceba que eu não poderia omitir a informação "nulos" no período – O promotor considerou as provas e os depoimentos ... – iria ficar faltando alguma coisa.


Basta tentar substituir o complemento por um pronome correspondente.
Vamos substituir os dois substantivos que exercem a função de objeto direto por um pronome :

O promotor considerou-as (as provas) NULAS.
(O predicativo não fez parte da substituição)
O mesmo não ocorre se a função fosse a de ADJUNTO ADNOMINAL. Exemplo:
O promotor proferiu decisões nulas ->> O promotou proferiu-as
(Agora o adjetivo acompanhou o substantivo na substituição.)


TRANSITIVIDADE VERBAL

O verbo, quanto à predicação, pode ser classificado em:

- Transitivo: É o verbo considerado de sentido incompleto, que exige complemento que lhe integre o sentido.

- Transitivo direto: é aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado).

O exemplo traz um verbo transitivo direto, pois o verbo comprar exige complemento para inteirar seu sentido. Quando se compra, compra-se obrigatoriamente algo.
O complemento do verbo é chamado de ‘objeto’, quando esse objeto é ligado ao verbo sem intervenção de uma preposição é chamado de ‘objeto direto’, assim o verbo torna-se ‘verbo transitivo direto’.
Transitivo indireto: esse vem acompanhado de um objeto com preposição obrigatória (objeto indireto).

Ex: Os filhos devem obedecer aos pais.
transitivo indireto objeto indireto (preposição obrigatória)

O exemplo traz um verbo que requer complemento para integrar seu sentido, pois quem ‘obedece’, obedece, necessariamente, a alguém ou algo. Esse complemento ligado ao verbo com a intervenção de uma preposição é chamado de ‘objeto indireto’.

- Transitivo direto e indireto: aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição (objeto direto) e de um objeto com preposição (objeto indireto).

Ex: O jornal dedicou uma página ao episódio.
verbo transitivo objeto direto objeto indireto
direto e indireto

- Intransitivo: É o verbo considerado de sentido completo, que não exige complemento que lhe integre o sentido.

Ex: A criança dorme.

- Verbo de ligação: É aquele que serve para estabelecer certo tipo de relação entre um atributo do sujeito e o sujeito, sempre com significado de estado ou mudança de estado.

Ex: O bebê é calmo.
sujeito verbo de ligação atributo do sujeito
estado permanente


O bebê está calmo.
sujeito verbo de ligação atributo do sujeito
estado transitório


O bebê ficou calmo.
sujeito verbo de ligação atributo do sujeito
mudança de estado


TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
Certos verbos ou nomes presentes numa oração não possuem sentido completo em si mesmos. Sua significação só se completa com a presença de outros termos, chamados integrantes. São eles:

complementos verbais (objeto direto e objeto indireto);
complemento nominal;
agente da passiva.

Complementos Verbais
Completam o sentido de verbos transitivos diretos e transitivos indiretos. São eles:
1) Objeto Direto
É o termo que completa o sentido do verbo transitivo direto, ligando-se a ele sem o auxílio necessário da preposição.
Por Exemplo:

Abrios braçosao vê-lo.
Objeto Direto

a) Por um substantivo ou expressão substantivada.
Exemplos:

O agricultor cultiva a terra./ Unimos o útil ao agradável.
b) Pelos pronomes oblíquos o, a, os, as, me, te, se, nos, vos.
Exemplos:

Espero-o na minha festa. / Ela me ama.
c) Por qualquer pronome substantivo.
Exemplos:

Não veio ninguém à aula hoje. / O menino que conheci está la fora. / Onde você leu isso?
Atenção:
Em alguns casos, o objeto direto pode vir acompanhado de preposição facultativa. Isso pode ocorrer:

- para evitar ambiguidade: Venceu ao inimigo o nosso colega.

Obs.: caso o objeto direto não viesse preposicionado, o sentido da oração ficaria ambíguo, pois não poderíamos apontar com precisão o sujeito (o nosso colega).

2) Objeto Indireto
É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.
Exemplos:
Não desobedeçoa meus pais.
Objeto Indireto

Precisode ajuda. (Preposição clara "de")
Objeto Indireto

Enviei-lheum recado.(Enviei a ele - a preposição a está subentendida)
Objeto Indireto
Obs.: muitas vezes o objeto indireto inicia-se com crase (à, àquele, àquela, àquilo). Isso ocorre quando o verbo exige a preposição "a", que acaba se contraindo com a palavra seguinte.
Por Exemplo:
Entregaram à mãe o presente. (à = "a" preposição + "a" artigo definido)


Observações Gerais:
a) Pode ocorrer ainda o (objeto direto ou indireto) pleonástico, que consiste na retomada do objeto por um pronome pessoal, geralmente com a intenção de colocá-lo em destaque.

Por Exemplo: As mulheres, eu as vi na cozinha. (Objeto Direto)
A todas vocês, eu já lhes forneci o pagamento mensal. (Objeto Indireto)

b) Os pronomes oblíquos o, a, os, as (e as variantes lo, la, los, las, no, na, nos, nas) são sempre objeto direto. Os pronomes lhe, lhes são sempre objeto indireto.

Exemplos:
Eu a encontrei no quarto. (OD)
Vou avisá-lo.(OD)
Eu lhe pagarei um sorvete.(OI)

c) Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem ser objeto direto ou indireto. Para determinar sua função sintática, podemos substituir esses pronomes por um substantivo: se o uso da preposição for obrigatório, então se trata de um objeto indireto; caso contrário, de objeto direto.
Por Exemplo:

Roberto me viu na escola.(OD)
Substituindo-se "me" por um substantivo qualquer (amigo, por exemplo), tem-se: "Roberto viu o amigo na escola." Veja que a preposição não foi usada. Portanto,"me" é objeto direto.
Observe o próximo exemplo:

João me telefonou.(OI)
Substituindo-se "me" por um substantivo qualquer (amigo, por exemplo), tem-se: "João telefonou ao amigo". A preposição foi usada. Portanto, "me" é objeto indireto.


Complemento Nominal
É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição.
Exemplos:
Cecília tem orgulho da filha.
substantivo complemento nominal
Ricardo estava consciente de tudo.
adjetivo complemento nominal
A professora agiu favoravelmente aos alunos.
advérbio complemento nominal
Saiba que:
O complemento nominal representa o recebedor, o paciente, o alvo da declaração expressa por um nome. É regido pelas mesmas preposições do objeto indireto. Difere deste apenas porque, em vez de complementar verbos, complementa nomes (substantivos, adjetivos) e alguns advérbios em -mente.
4) Agente da Passiva
É o termo da frase que pratica a ação expressa pelo verbo quando este se apresenta na voz passiva. Vem regido comumente da preposição "por" e eventualmente da preposição "de".
Por Exemplo:
A vencedora foi escolhida pelos jurados.
Sujeito Verbo Agente da
Paciente Voz Passiva Passiva
Ao passar a frase da voz passiva para a voz ativa, o agente da passiva recebe o nome de sujeito. Veja:
Os jurados escolheram a vencedora.
Sujeito Verbo Objeto Direto
Voz Ativa
Outros exemplos:
Joana é amada de muitos.
Sujeito Paciente Agente da Passiva
Essa situação já era conhecida de todos.
Sujeito Paciente Agente da Passiva
Observações:
a) O agente da passiva pode ser expresso por substantivos oupronomes.
Por Exemplo:
O solo foi umedecido pela chuva. (substantivo)
Este livro foi escrito por mim. (pronome)
b) Embora o agente da passiva seja considerado um termo integrante, pode muitas vezes ser omitido.
Por Exemplo:
O público não foi bem recebido. (pelos anfitriões)
- TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
Sobre os Termos Acessórios
Existem termos que, apesar de dispensáveis na estrutura básica da oração, são importantes para a compreensão do enunciado. Ao acrescentar informações novas, esses termos:
- caracterizam o ser;
- determinam os substantivos;
- exprimem circunstância.
São termos acessórios da oração: o adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto.

Vamos observar o exemplo:
Anoiteceu.
No exemplo acima, temos uma oração de predicado verbal formado por um verbo impessoal. Trata-se de uma oração sem sujeito. O verbo anoiteceu é suficiente para transmitir a mensagem enunciada. Poderíamos, no entanto, ampliar a gama de informações contidas nessa frase:
Por Exemplo:
Suavemente anoiteceu na cidade.
A ideia central continua contida no verbo da oração. Temos, agora, duas noções acessórias, circunstanciais, ligadas ao processo verbal: o modo como anoiteceu (suavemente) e o lugar onde anoiteceu (na cidade). A esses termos acessórios que indicam circunstâncias relativas ao processo verbal damos o nome de adjuntos adverbiais.
Adjunto Adverbial
É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. Observe as frases abaixo:
Eles se respeitam muito.
Seu projeto é muito interessante.
O time jogou muito mal.
Nessas três orações, muito é adjunto adverbial de intensidade. No primeiro caso, intensifica a forma verbal respeitam, que é núcleo do predicado verbal. No segundo, intensifica o adjetivo interessante, que é o núcleo do predicativo do sujeito. Na terceira oração, muito intensifica o advérbio mal, que é o núcleo do adjunto adverbial de modo.
Veja o exemplo abaixo:
Amanhã voltarei de bicicleta àquela velha praça.
Os termos em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias:
amanhã indica tempo;
de bicicleta indica meio;
àquela velha praça indica lugar.
Sabendo que a classificação do adjunto adverbial se relaciona com a circunstância por ele expressa, os termos acima podem ser classificados, respectivamente em: adjunto adverbial de tempo, adjunto adverbial de meio eadjunto adverbial de lugar.
Adjunto Adnominal
É o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser desempenhada por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos. Veja o exemplo a seguir:
O poeta inovadorenvioudois longos trabalhosao seu amigo de infância.
SujeitoNúcleo do Predicado VerbalObjeto DiretoObjeto Indireto
Na oração acima, os substantivos poeta, trabalhos e amigo são núcleos, respectivamente, do sujeito determinado simples, do objeto direto e do objeto indireto. Ao redor de cada um desses substantivos agrupam-se os adjuntos adnominais:
o artigo" o" e o adjetivo inovador referem-se a poeta;
o numeral dois e o adjetivo longos referem-se ao substantivo trabalhos;
o artigo" o" (em ao), o pronome adjetivo seu e a locução adjetiva de infância são adjuntos adnominais de amigo.
Observe como os adjuntos adnominais se prendem diretamente ao substantivo a que se referem, sem qualquer participação do verbo. Isso é facilmente notável quando substituímos um substantivo por um pronome: todos os adjuntos adnominais que estão ao redor do substantivo têm de acompanhá-lo nessa substituição.
Por Exemplo:
O notável poeta português deixou uma obra originalíssima.
Ao substituirmos poeta pelo pronome ele, obteremos:
Ele deixou uma obra originalíssima.
As palavras "o", notável e português tiveram de acompanhar o substantivopoeta, por se tratar de adjuntos adnominais. O mesmo aconteceria se substituíssemos o substantivo obra pelo pronome a. Veja:
O notável poeta português deixou-a.
Saiba que:
A percepção de que o adjunto adnominal é sempre parte de um outro termo sintático que tem como núcleo um substantivo é importante para diferenciá-lo do predicativo do objeto. O predicativo do objeto é um termo que se liga ao objeto por intermédio de um verbo. Portanto, se substituirmos o núcleo do objeto por um pronome, o predicativo permanecerá na oração, pois é um termo que se refere ao objeto, mas não faz parte dele. Observe:


Sua atitude deixou os amigos perplexos.
Nessa oração, perplexos é predicativo do objeto direto (seus amigos). Se substituíssemos esse objeto direto por um pronome pessoal, obteríamos:


Sua atitude deixou-os perplexos.
Note que perplexos se refere ao objeto, mas não faz parte dele.

O complemento nominal sempre é iniciado por preposição; o adjunto, às vezes.

Quando o adjunto não é iniciado por preposição, é tranquilo, não existe a confusão complemento/adjunto.

Mas, quando é, surgem os casos em que o aluno tem dificuldade para distinguir esses dois termos.

Para não ter essa dificuldade, o estudante tem de ficar atento às diferenças entre o complemento nominal e o adjunto adnominal.
PRIMEIRA DIFERENÇA: o complemento nominal se liga a substantivos abstratos, a adjetivos e a advérbios; o adjunto se liga a substantivos, que podem ser abstratos ou concretos.

SEGUNDA DIFERENÇA: o complemento nominal tem sentido passivo, ou seja, recebe a ação expressa pelo nome a que se liga; o adjunto tem sentido ativo, isto é, ele pratica a ação expressa pelo substantivo modificado por ele.

TERCEIRA DIFERENÇA: o complemento não expressa ideia de posse; o adjunto frequentemente indica posse.

Vamos agora praticar essa teoria: “As casas de madeira são ótimas no inverno".

“De madeira” é complemento nominal ou adjunto?

Lembra-se do que dissemos na “primeira diferença”? O complemento nominal se liga exclusivamente a substantivos abstratos.

“De madeira” está modificando um substantivo concreto, “casas”.

Logo, “de madeira” é adjunto adnominal.
Vocativo
Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. É o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético. Por seu caráter, geralmente se relaciona à segunda pessoa do discurso. Veja os exemplos:

Não fale tão alto, Rita!
Vocativo

Senhor presidente, queremos nossos direitos!
Vocativo

A vida, minha amada, é feita de escolhas.
Vocativo

Nessas orações, os termos destacados são vocativos: indicam e nomeiam o interlocutor a que se está dirigindo a palavra.
Obs.: o vocativo pode vir antecedido por interjeições de apelo, tais como ó, olá, eh!, etc.
Por Exemplo:

Ó Cristo, iluminai-me em minhas decisões.
Olá professora, a senhora está muito elegante hoje!
Eh! Gente, temos que estudar mais.
Aposto
Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.
Por Exemplo:
Ontem, Segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.
Segunda-feira é aposto do adjunto adverbial de tempo ontem. Dizemos que o aposto é sintaticamente equivalente ao termo a que se relaciona porque poderia substituí-lo. Veja:
Segunda-feira passei o dia com dor de cabeça.
Obs.: após a eliminação de ontem, o substantivo Segunda-feira assume a função de adjunto adverbial de tempo.

Classificação do Aposto
De acordo com a relação que estabelece com o termo a que se refere, o aposto pode ser classificado em:
A Ecologia, ciência que investiga as relações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem, adquiriu grande destaque no mundo atual. A vida humana se compõe de muitas coisas: amor, trabalho, ação. Vida digna, cidadania plena, igualdade de oportunidades, tudo isso está na base de um país melhor. Seus olhos, indagadores holofotes, fixaram-se por muito tempo na baía anoitecida. Drummond e Guimarães Rosa são dois grandes escritores, aquele na poesia e este na prosa. Ela correu durante uma hora, sinal de preparo físico.
Além desses, há o aposto especificativo, que difere dos demais por não ser marcado por sinais de pontuação (vírgula ou dois-pontos). O aposto especificativo individualiza um substantivo de sentido genérico, prendendo-se a ele diretamente ou por meio de uma preposição, sem que haja pausa na entonação da frase:
Por Exemplo:
O poeta Manuel Bandeira criou obra de expressão simples e temática profunda.
A rua Augusta está muito longe do rio São Francisco.


terça-feira, 28 de junho de 2011

ENEM- Simulado

1- Leia o texto para responder à questão.

Observa-se que em muitos lugares as comemorações festivas apresentam, entre outras práticas corporais, as danças. É o caso da Festa de São João, Maracatu, Frevo e Bumba-Meu-Boi. Algo semelhante acontece nos casamentos, formaturas e cerimônias dos povos indígenas. Os fatores que influenciaram o surgimento das danças vão desde o agradecimento por colheitas fartas, ritos religiosos até as guerras. Pode-se dizer que os sentimentos de um dado grupo são expressos por meio dessas manifestações culturais. As ginásticas, há muito vistas como recurso para preparação de soldados nos quartéis, são também empregadas com finalidades estéticas, corretivas ou terapêuticas nas clínicas e academias por uma grande quantidade de pessoas.

Qual dos segmentos retirados do texto expressa uma opinião do autor sobre a construção dos significados das práticas corporais?

a) Observa-se que em muitos lugares as comemorações festivas apresentam, entre outras práticas corporais, as danças.

b) Algo semelhante acontece nos casamentos, formaturas e cerimônias dos povos indígenas.

c) Os fatores que influenciaram o surgimento das danças vão desde o agradecimento por colheitas fartas, ritos religiosos até as guerras.

d) Pode-se dizer que os sentimentos de um dado grupo são expressos por meio dessas manifestações culturais.

e) As ginásticas, há muito vistas como recurso para preparação de soldados nos quartéis, são também empregadas com finalidades estéticas.

2- O horóscopo, os classificados e as notícias, entre outros gêneros, aparecem nos jornais diariamente. Apesar da especificidade de cada um, pode-se afirmar que se dirigem

a) a públicos diferentes, pois as notícias não costumam interessar aos jovens, apenas aos leitores adultos.

b) a pequenos públicos, pois apenas uma pequena parcela de leitores se interessa por classificados.

c) a públicos específicos, pois o horóscopo é destinado exclusivamente às mulheres.

d) a públicos indeterminados, pois é impossível aos jornais pesquisar o perfil de seus assinantes e compradores

nas bancas.

e) a grandes públicos, pois, mesmo tratando de assuntos mais gerais ou privados, podem interessar a uma

enorme quantidade de leitores.

3-Leia o texto.

Extrato ou estrato?

Por Thaís Nicoleti

“Os policiais vêm dos estratos baixos, vão para a rua ganhando pouco numa estrutura militarizada sem direito

a sindicalização. São alvos ambulantes.” A passagem selecionada para o comentário de hoje ilustra um caso de confusão entre duas palavras muito parecidas, de pronúncia idêntica. “Extrato”, com X, e “estrato”, com S, são termos homônimos (heterógrafos, pois se distinguem quanto à grafia, mas homófonos, porque têm a mesma pronúncia).

Acompanham a distinção gráfica significados igualmente díspares: “extrato” é o particípio irregular do verbo “extrair”;

refere-se, portanto, àquilo que foi extraído (o extrato bancário ou o extrato de tomate, por exemplo). Informalmente se chamam as essências ou perfumes concentrados de “extratos”. Já a forma “estrato”, com S, é um sinônimo de camada

(a palavra é da mesma família de “estratosfera”). Em sociologia, o termo é usado para designar uma faixa (ou camada)

de uma população quanto ao nível de renda, à posição social, à educação etc. Foi exatamente nesse sentido que o redator empregou a palavra.

Fonte: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/ult2781u808.jhtm Acesso em 20 de setembro de2008

Considerando as informações indicadas no texto, assinale a frase em que a grafia de estrato/extrato está inadequada ao contexto em que se insere o vocábulo.

a a) geologia, os estratos geológicos, camadas de rochas, leitos, níveis estratigráficos ou estratos rochosos compõem conjuntos diferenciados de rochas sedimentares com características físicas e com registros fósseis distintos de outras camadas que as podem preceder ou suceder.

b) Definir uma classificação de extratos, apesar de ser um trabalho delicado, é, em geral, inevitável para grande parte dos cientistas sociais que lidam com temas como classes, mobilidade social, trajetórias ocupacionais, estrutura de emprego etc.

c) Um extrato herbal é uma solução líquida de ervas e álcool. As ervas desidratadas ou frescas são combinadas

com álcool e em seguida a matéria sólida é removida, deixando somente os óleos vegetais misturados ao álcool. Esse processo é denominado extração líquido-líquido, daí o nome, extrato herbal.

d) Aqui, aposentados e pensionistas, além de se informar sobre as novidades da Previdência, podem atualizar endereço, informar-se sobre concessão de benefícios ou revisão de valores e até conferir as decisões das câmaras e juntas de recursos. Entre os inúmeros serviços, aposentados que necessitam obter cópia da carta de concessão de aposentadoria também têm aqui a facilidade de solicitar extratos.

e) Não é possível tirar a segunda via do extrato de imposto de renda pela internet, somente nas agências. O que você pode fazer é consultar como anda sua declaração pelo site (se está paga a restituição ou se está na malha fina).


4- Leia o texto a seguir, encontrado na embalagem de uma determinada marca comercial de aveia.

Você sabia ?

A aveia é um cereal puro, natural e pouco processado, ou seja, vai do campo até a sua casa passando por poucas

etapas de processamento que garantem a qualidade e integridade do grão. Além disso, a aveia é considerada um dos grãos mais completos da natureza, pois é rica em fibras e proteínas, além de ser uma importante fonte de vitaminas e carboidratos. Seu consumo ajuda na redução do colesterol e no funcionamento intestinal. Comer aveia faz você se sentir bem e seu organismo funcionar melhor!

Fonte: PEPSICO DO BRASIL. Porto Alegre: Pepsico do Brasil, 2009

Após a leitura desse texto, pode-se constatar que sua finalidade é

a) responder a uma pergunta feita pelos consumidores de aveia.

b) apresentar as características da produção comercial de aveia.

c) ressaltar a qualidade do produto e seus benefícios para a saúde.

d) advertir sobre os riscos de consumir o produto em excesso.

e) explicar que comer aveia é obrigatório para o funcionamento do organismo.

5- INCOMPATIBILIDADE

Oswaldo Montenegro

E a intelectualidade

Pode dançar sem receio

Descanso é pra alimentar

E trabalhar sem anseio

Eu tô olhando pra ponta

Mas não esqueço do meio

Quem acha o corpo uma ofensa

Falo sem demagogia

Pode dançar essa noite

E amanhã pensar quem diria

Quem não entendeu eu lamento

Quero que entenda algum dia aaahhhhhh

E bate louco bate criminosamente...

Fonte: Disponível em: http://letras.terra.com.br/oswaldo-montenegro/47881/. Acesso em 5 de maio de 2009

Quais versos do poema expressam explicitamente a ideia de que a dança pode ser relacionada com o bemestar

da mente?

a) E a intelectualidade / Pode dançar sem receio.

b) Descanso é para alimentar / E trabalhar sem anseio.

c) Eu tô olhando pra ponta / Mas não esqueço do meio.

d) Quem acha o corpo uma ofensa / Falo sem demagogia.

e) Quem não entendeu eu lamento / Quero que entenda algum dia.

6-Leia com atenção o fragmento abaixo.

Busca pelos equivalentes do aqui-e-agora

O que o terapeuta deve fazer quando um paciente levanta uma questão envolvendo uma interação infeliz com outra pessoa? Geralmente, os terapeutas exploram a situação profundamente e tentam ajudar o paciente a entender seu papel no processo, explorar as opções de comportamentos alternativos, investigar a motivação consciente, adivinhar as motivações da outra pessoa e buscar padrões – isto é, situações semelhantes que o paciente tenha criado no passado. Essa estratégia consagrada pelo tempo tem limitações: não somente o trabalho tende a ser racionalizado, mas é muito frequente que se baseie em dados imprecisos fornecidos pelo paciente. O aqui-e-agora oferece uma maneira muito melhor de trabalhar. A estratégia geral é descobrir um equivalente do aqui-e-agora da interação disfuncional. Uma vez que isso for feito, o trabalho se tornará bem mais preciso e imediato.

Fonte: YALOM, Irvin D. Busca pelos equivalentes do aqui-e-agora. In: Os Desafios da Terapia. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006 (fragmento)

Considerando o fragmento, é possível inferir que o enunciador defende a seguinte tese:

a) O terapeuta não deve discutir com o paciente as dificuldades de interação relatadas por este.

b) O paciente, para resolver seus problemas de relacionamentos interpessoais, deve investigar, com o auxílio do terapeuta, as motivações das pessoas e procurar entendê-las.

c) O paciente deve explorar ao máximo suas dificuldades e relacionamento nas sessões de psicoterapia.

d) O terapeuta, para tornar seu trabalho mais eficiente, deve buscar um sucedâneo do aqui-e-agora da

situação interpessoal problemática relatada pelo paciente.

e) O aqui-e-agora do paciente fornece dados imprecisos ao terapeuta.

7- Leia a notícia a seguir.

Viagem ao fundo do mar

Visitamos um dos cinco submarinos brasileiros antes da partida para a maior expedição já feita por uma de nossas

embarcações do gênero

Por Karla Monteiro

A capacidade de defesa de um país pode ser medida pela quantidade de submarinos que ele tem. Os cinco países

que compõem o Conselho de Segurança da ONU são os únicos que contam com submarinos nucleares.

– Submarinos são armas estratégicas, armas de dissuasão.

Não temos para a guerra, mas, sim, para evitar a guerra – explica o almirante Bento de Albuquerque, chefe da Força de Submarinos da Marinha. – Submarino confere poder militar.

O Brasil tem 95% dos seus interesses no mar. O país depende do mar. Os submarinos são fundamentais para que possamos ter condições de negar o uso do mar a quem tentar contrariar os interesses brasileiros. O pré-sal, porexemplo, fica a 300 quilômetros da costa. O submarino Tikuna acaba de partir para a maior missão de um submarino brasileiro. Saiu de Niterói no dia 1º de março e só retornará no final de agosto. Antes de zarpar, demos um jeitinho de penetrar no submarino para descobrir como, afinal de contas, 41 homens grandes, fortes e sarados conseguem sobreviver num espaço tão apertadinho, sem nenhuma comunicação com o mundo, sob regras – literalmente – militares.

Até jogar baralho é proibido, embora outros jogos sejam liberados, sabem Deus e o alto-escalão das Forças Armadas por quê. O Tikuna tem 62 metros de comprimento, seis metros de largura, cinco cabines, dois banheiros e uma cozinha.

– É como um Big Brother sem piscina e sem festas – define o capitão Nelson, comandante do Tikuna.

Fonte: MONTEIRO, Karla. Viagem ao fundo do mar. Megazine, suplemento de O Globo. Rio de Janeiro, 21 de abril de 2009 (com cortes)

Nessa notícia, há fatos e opiniões. O trecho, extraído do texto, que apresenta uma opinião sobre um fato é:

a) Os cinco países que compõem o Conselho de Segurança da ONU são os únicos que contam com submarinos nucleares.

b) O pré-sal, por exemplo, fica a 300 quilômetros da costa.

c) Saiu de Niterói no dia 1º de março e só retornará no final de agosto.

d) O Tikuna tem 62 metros de comprimento, seis metros de largura, cinco cabines, dois banheiros e uma cozinha.

e) É como um Big Brother sem piscina e sem festas.

8- Leia o texto para responder à questão.

VOCÊ TEM UM VIDEOCURRÍCULO?

Ferramenta dá uma visão mais ampla do candidato ao emprego, o que facilita a escolha pelo recrutador Marília Costa e Silva

Quando se fala em currículo, o que vem à cabeça são as folhas em papel ou as imagens de um documento eletrônico confeccionado no editor de texto com o nome, endereço, experiências profissionais, cursos e vivências do candidato a emprego. Sabendo que a criatividade pode ser um diferencial na hora de conseguir uma colocação, muita gente está descobrindo que existem, além do currículo tradicional, outras formas de se mostrar para o mercado. Uma delas é o videocurrículo. Usando imagens e sons, a pessoa que busca uma colocação no mercado pode gravar um pequeno vídeo para falar diretamente com as empresas, registrando seus objetivos profissionais e suas experiências anteriores. Segundo o consultor técnico Emerson Jordão, como a internet tende a ser menos pessoal, esse novo tipo de currículo dá uma visão mais ampla do candidato, para aqueles que contratam e pode ser um ponto decisivo para a escolha, já que permite uma exposição muito mais detalhada de quem busca o emprego. Além de enviar o videocurrículo para o empregador, o candidato pode optar por postá-lo no próprio site pessoal como forma de divulgar sua mão de obra.

Fonte: Jornal O Popular. Goiânia, 20/10/2008, p. 14 (com cortes)

Segundo a autora, o candidato a emprego que decidir divulgar seu videocurrículo para concorrer a uma vaga no mercado poderá fazer isso

a) imprimindo-o em folhas de papel ou transformando- o em documento eletrônico.

b) confeccionando-o no editor de texto ou registrando- o diretamente nas empresas.

c) enviando-o para o empregador nas empresas ou postando-o no próprio site pessoal.

d) registrando-o junto a consultores técnicos ou expondo-o a quem busca uma colocação.

e) expondo-o criativamente na internet ou enviando-o a antigos empregadores.

9-Leia o texto para responder à questão.

Dor de dentista

Dor de dente dá problema, e não é só o paciente que sofre. O medo da cadeira, o barulhinho insuportável do motor, a boca aberta durante horas são alguns dos incômodos que os pacientes costumam abominar. Só que o que muita gente não sabe é que as longas sessões no consultório odontológico causam muitas dores de cabeça, dores lombares, dores de coluna para os próprios dentistas. O incômodo de ficar de boca aberta, anestesiado, por vezes sequer se aproxima das consequências que o cirurgião dentista tem que enfrentar por permanecer na mesma posição, durante a rotina diária. Dados de um estudo feito em São Paulo, em 2002, demonstram que 60% dos cirurgiões-dentistas admitiram sentir dores após o trabalho e 15,5% confirmaram ter adquirido o problema durante o exercício profissional. Tendinites ou tenossinovites de punho são as doenças mais comuns, por causa dos movimentos repetitivos. Os dedos indicador e polegar, em seus movimentos de pinça, sofrem intenso desgaste nos tendões, que podem levar a inflamações e edemas.

Fonte: COUTINHO, P. Dor de dentista. Jornal da Imprensa. Goiânia. Disponível em: www. jornaldaimprensa.com. Acesso em 3 de maio de 2009

Com base em seus conhecimentos com relação à prática da atividade física, o agravamento do quadro citado no texto pode ser minimizado caso os cirurgiões-dentistas

a) mantenham a rotina profissional, mas procurem realizar os movimentos de forma mais lenta.

b) intercalem na rotina algumas atividades que estimulem a descontração muscular, principalmente naquelas regiões envolvidas na tarefa.

c) realizem as tarefas profissionais buscando outras posições corporais.

d) insiram atividades de fortalecimento muscular na rotina diária, principalmente nas partes do corpo afetadas.

e) iniciem um programa de atividades físicas, visando à melhoria do condicionamento geral.

Questão 10

Leia o texto para responder à questão.

Construção

Amou daquela vez como se fosse a última

Beijou sua mulher como se fosse a última

E cada filho seu como se fosse o único

E atravessou a rua com seu passo tímido

Subiu a construção como se fosse máquina

Ergueu no patamar quatro paredes sólidas

Tijolo com tijolo num desenho mágico

Seus olhos embotados de cimento e lágrima

Sentou pra descansar como se fosse sábado

Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe

Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago

Dançou e gargalhou como se ouvisse música

E tropeçou no céu como se fosse um bêbado

E flutuou no ar como se fosse um pássaro

E se acabou no chão feito um pacote flácido

Agonizou no meio do passeio público

Morreu na contramão atrapalhando o tráfego

Amou daquela vez como se fosse o último

Beijou sua mulher como se fosse a única

E cada filho como se fosse o pródigo

E atravessou a rua com seu passo bêbado

Subiu a construção como se fosse sólido

Ergueu no patamar quatro paredes mágicas

Tijolo com tijolo num desenho lógico

Seus olhos embotados de cimento e tráfego

Sentou pra descansar como se fosse um príncipe

Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo

Bebeu e soluçou como se fosse máquina

Dançou e gargalhou como se fosse o próximo

E tropeçou no céu como se ouvisse música

E flutuou no ar como se fosse sábado

E se acabou no chão feito um pacote tímido

Agonizou no meio do passeio náufrago

Morreu na contramão atrapalhando o público

Fonte: Disponível em: www.chicobuarque.com.br. Acesso em 1 de maio de 2009 (com cortes)

Na letra da música, o compositor Chico Buarque descreve o dia de morte de um trabalhador da construção civil. De uma estrofe para outra, há a repetição da oração “como se fosse” em quase todos os versos. Qual o efeito produzido no texto pelo uso desse recurso linguístico?

a) Apresenta os fatos da mesma maneira, de uma estrofe para outra, não introduzindo troca de palavras ou mudança de sentido.

b) Destaca a revolta do operário nas duas estrofes, tanto em sua vida pessoal como profissional, pois suas ações continuam inalteradas.

c) Introduz um caráter hipotético e singular à vida do operário, marcada no texto por uma sequência de ações comuns, que termina de forma trágica.

d) Realça os problemas afetivos e profissionais do operário, que tenta, de uma estrofe para outra, fazer algo diferente.

e) Restringe a ação do operário sob o ponto de vista político, marcado por suas atitudes em cada estrofe.